O Perigo é Real. O Medo não é Real!

Pode parecer contraditório meu filho. Mas não é! Medo e perigo estão intimamente ligados, mas são completamente diferentes!

Nossos ancestrais sobreviveram porque tinham medo. Não entravam em cavernas desconhecidas. Não saiam à noite quando os predadores tinham vantagens muito grandes. Nossos ancestrais administravam o risco, diminuindo a probabilidade de se exporem a impactos muitas vezes fatais. Provavelmente não faziam a gestão de riscos em seus projetos de vida da forma que conhecemos hoje. Na verdade nem gerentes de projetos experientes fazem isso, preferem contar com a “sorte”! Mas é graças ao “medo” que tinham que sobreviveram. E os nossos ancestrais corajosos? Viraram comida de predador e não deixaram descendentes. Acho que o mesmo acontecerá com os gerentes de projeto que ignoram os riscos…

É muito importante diferenciar este medo que nos preserva e que permitiu que nossos ancestrais replicassem seus genes até hoje e o medo “fabricado” para controlar. Sim: nós humanos usamos o medo para impor comportamentos aos nossos semelhantes!

Que pai ou mãe nunca deu uma ameaçada na prole usando o “Bicho Papão” como desculpa?

A cultura pop mostra vários exemplos de manipulação pelo medo. Alguns mais explícitos (escrachados mesmo) e outros mais sutis. Grande obras literárias também exploram o assunto: o medo é muito eficiente para manipular pessoas e grupos de pessoas. Chamam a estes grupos de “massa”, daí a expressão “manipulação em massa”. Eu me lembro do Cid Moreira anunciando em tom apocalíptico no telejornal semanal “Fantástico” o fim da civilização como a conhecemos, devido a escassez de petróleo. Filas em postos de gasolina eram utilizadas para exemplificar como o “fim estava próximo”.

Muito dinheiro está envolvido com o petróleo, principal componente da matriz energética

Confesso que fui dormir preocupado: como os caminhões que transportavam comida iriam chegar até o supermercado? Quatro décadas depois, os caminhões continuam chegando aos supermercados. Não sem problemas. Ainda não temos uma fonte de energia limpa barata, ambundante e de fácil acesso a todos. Mas não é uma questão técnica: trata-se de política.

É preciso entender que o petróleo movimentou MUITO dinheiro, principalmentenas crises mundias. O petróleo continua sendo um barril de pólvora no Oriente Médio, justificando guerras e atos terroristas até hoje. E meu medo dos caminhões não terem combustível para abastecer os supermercados no início dos anos 80 foi completamente inútil!

Gosto muito da forma como o filme “Depois da Terra” trata deste assunto. Lembra-se quando vimos este filme juntos? Foi numa Páscoa, estávamos viajando junto com o pessoal do Carpe Dien. Pegamos uma “sessão da tarde” onde exibiram este filme (lançamento na época). Parafernálias cinematográficas a parte, uma citação do ator Will Smith é muito marcante:

Do filme “Depois da Terra”

Não é possível falar de “medo” e manipulação sem citar o que vem acontecendo com a crise causada pelo COVID-19. O perigo é real: o vírus existe, não conhecemos tudo sobre ele. Mas os fatos mostram que MUITO dinheiro tem sido mal utilizado em nome do medo espalhado de forma muito insistente.

Precisamos manter a saúde mental filhão! Evitar aglomerações e usar máscara para proteger as demais pessoas, como se faz no Japão a décadas. Segunda onda, terceira onda… várias virão e são perigosas. Mas não temos que ter medo! Senão viramos alvo de manipulação!

Para mostrar que esta preocupação com medo, manipulação e perigo não é nova, dê uma olhada na letra da música “Fátima” do Capital Inicial. Outros temas são abordados nesta canção, mas perceba como o “medo” foi exposto por uma bande de rock nos meados dos anos 80. E ainda dizem que foi uma “década perdida”!

“A verdadeira coragem é ir atrás dos seus sonhos mesmo quando todos digam que é impossível” Cora Coralina.

5 1 vote
Article Rating
Se inscrever
Notificação de
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários
Renato Rosseti Costa
Renato Rosseti Costa
4 anos atrás

Parabéns pelo texto.

Anderson
Anderson
4 anos atrás

Muito bom o texto Rivelo. Parabéns!

2
0
Gostaria de saber sua opinião sobre o assunto, por favor deixe seu comentário.x