
Ser pai é ter a oportunidade de se enxergar sem máscaras. De reconhecer no seu filho suas melhores qualidades e piores defeitos e juntos poderem crescer!
Átila Bezerra, pai do Victor.
Falando de Política, Religião, Futebol e Preconceitos
Conteúdos
Política
A política está presente em toda sociedade. Entendo que ela deveria ser usada em prol do bem comum a fim de favorecer a maioria, visto que estamos em uma democracia.

Percebo o quanto tenho que ser forte para não me corromper e me aproveitar do contexto para me beneficiar. Ficou bem claro para mim, que mesmo tentando fazer de tudo para ser correto, também me aproveito de certas situações me beneficiando com elas.
Por isso entendo a questão de não ter reeleição, de ter a lei de licitações etc. Pois somos humanos é muito difícil ter o poder de decisão e escolher pelo bem comum em detrimento da nossa própria necessidade.
O tema merece muito mais horas de reflexão, mas vou me ater a resumir no parágrafo abaixo:
- Política é muito importante, pequenas ações influenciam a vida de muita gente;
- Não acho que é um tema que as pessoas estão preparadas para discutir publicamente, pois além de tudo é o ganha pão de muita gente, e por medo eles vão defender ferrenhamente o seu;
- Visto o que todos presenciamos nas eleições de brigas dentro das famílias, de pessoas que se amam, esse seria um tema para conversar dentro de grupos fechados com pessoas preparadas para isso.
- Para mim política está muito relacionado ao social, então faço minha parte, a parte que tenho controle, ajudo no que passo aos que estão próximos.
Futebol
Futebol para mim é um esporte como outros que gosto muito. A questão da torcida, já entra em outro ponto, que é a questão da tribo, do grupo, de se identificar com um time. É bom se sentir parte de algo que lhe motiva, que faz se sentir bem. Eu tenho meus grupos de interesses, porém tento não vincular o grupo o qual pertenço a minha identidade.
Hoje me identifico com muitas coisas, como por exemplo: ser pai, ser empreendedor e pensador/filósofo, esse último, coloquei pois quero trabalhar esse olhar, de ser mais profundo, sair da superficialidade das coisas e ser mais analítico.
Um dia estava com muito medo de que a empresa que trabalho falisse. E percebi o quanto eu estava identificado com ela. E me fez refletir sobre minha verdadeira identidade, de quem eu era realmente e o que era importante na minha vida.
Ainda em relação às tribos, acredito que podemos fazer parte de pequenas tribos sim, por causa de nossas individualidades, mas acredito que quanto mais expandimos nossa consciência de que fazemos parte de algo maior, isso nos mostra o quanto estamos conectados e que não tem como olhar para outro sem olhar para si mesmo e vice-versa. Sou Rubro Negro, torcedor do Sport Clube do Recife, mas sou humano, sou animal, sou um ser vivo, sou parte da natureza, e sou parte do universo!

Religião

Quando penso em religião, penso em uma caminhada muito individual de cada um. Fui ateu durante muito tempo da minha vida e descobri Deus, e me identifiquei com o Cristianismo.
Mas, penso que se eu tivesse nascido na Índia ou em Israel, como seria?
Então respeito o processo de todos e espero que cada um encontre sua forma de interpretar/entender Deus.
Olhando para mim no passado, como ateu, percebo o quanto eu estava desconectado de mim mesmo e do mundo por não ter percebido a existência de Deus antes. A sua mão presente em tudo, em um “simples” nascer do sol, as mais belas maravilhas e também nas dificuldades da vida. Isso mesmo, vejo Deus em tudo, pois quando entendi como as dificuldades me fizeram crescer como ser humano, percebi que Deus também estava lá, me oportunizando a ser uma pessoa melhor a partir daquela dificuldade. Hoje percebo a importância de meditar/orar para tentar me conectar com Deus. Assim conseguir entender o por que das minhas dificuldades, e quando não entender, tentar aceitá-las sabendo que minha consciência humana não pôde entender ainda o porquê de estar acontecendo, mas tendo fé no amor de Deus e que ele sempre fazendo por nós.
Preconceitos
Entendo que tenho vários, nem tenho ideia de quantos, mas tento sempre estar aberto, em um estado de espírito presente, que me faça ter um olhar mais humano para as pessoas.
E assim poder entender que as pessoas são tão diferente que é difícil até tentar imaginar o que fez aquela pessoa pensar daquela forma.
O que percebo é que hoje, cada vez mais penso diferente dos demais, e sei que muitos vão olhar para mim com estranheza em vários aspectos, pois acabo saindo muito do pensamento comum e tendo meu próprio entendimento sobre as coisas. Então tento olhar para as pessoas da mesma forma que gostaria que olhassem para mim, como um ser único e em construção.
Observações
Tudo que coloquei acima, são pensamentos. Porém no dia-a-dia, campo de batalha, tem a influência de vários fatores, stress, cansaço, cobranças. Então para me manter comprometido com toda minha forma de pensar acima tenho que prestar atenção diariamente nesses fatores e criar mecanismos para estar sempre presente. E para isso tenho feito várias mudanças a fim cuidar da minha saúde física e mental para manter sempre minha energia alta e um espírito de presença.