
Meu filho, você já se decidiu se tomará a vacina de Oxford ou a chinesa, a SINOVAC? As vacinas não estão prontas, mas já está em discussão qual delas é a melhor. Não faltam argumentos para uma e para a outra. Como não estão prontas, os argumentos são mais políticos e situacionais do que técnicos.

A vacina de Oxford é do laboratório AstraZeneca. Opções de compra foram feitas pelo governo federal. A ideia é comprar antes e garantir o preço quando a vacina estiver disponível. Algo semelhante acontece no mercado financeiro: compra a opção de comprar uma ação no futuro por um determinado valor.
Algo parecido foi feito no Estado de São Paulo. Mas a opção foi de comprar da China. A vacina tem o nome de CoronaVac. SINOVAC é a empresa “privada” que a vende. Vale a pena pesquisar como funciona o capitalismo chinês para entender a participação do Estado nestas organizações.

Mas são apenas estas as opções?

É claro que não! Existem outras opções de vacina, que estão em outros estágio de desenvolvimento. As duas opções apresentadas são apenas as que estão em estágio mais avançado dos testes. Pelo menos é o que parece em Novembro de 2020… Então, é só escolher. Certo? NÃO !!!!!!!

Pois é… quem sou eu para querer defender a vaxina di flangu flito ou qualquer outra? Não sou imunologista. Nem médico eu sou!
Os “especialistas” não chegaram a uma conclusão. Por quê eu daria algum palpite sobre este assunto? Do ponto de vista de saúde, não posso emitir qualquer opinião. Mas não é por ai que quero argumentar filhão.
Mas são apenas estas as opções mesmo?

As assistentes de palco dos mágicos garantem que a atenção seja desviada para que o mágico/ilusionista faça o seu trabalho. Não é coincidência que a maioria seja atraente e use roupas curtas e que chamam a atenção da plateia. Faz parte do show!
Ao oferecerem “Vacina A ou Vacina B” já tiram sua opção de escolher outra alternativa!

Não sei se a médica Nise Yamaguchi está certa… Faltam habilidade, conhecimento e informações. Mas estão tentando desacreditá-la, indicando que todo o trabalho dela é sem valor, por tomar uma posição que politicamente não interessava para alguns. Sentido aranha acionado!


A tabela do futebol mostra os vitoriosos, a necessidade de “torcer” para quem vai ganhar.
Pior é que a tabela parece graficametne muito com a tabela das vacinas… sua única opção: escolher dentro deste “cardápio”!
Lembra de quando fiquei internado 28 dias esperando para fazer uma cirurgia? Todos os dias eu tinha o “Poder de Escolher”: gelatina de morango, gelatina de framboesa ou gelatina de frutas vermelhas.
Sem querer parecer mal agradecido, mas eu não tinha escolha, apenas a ilusão de escolher!


Com a taxa de mortalidade do COVID-19 outras opções poderiam ser consideradas. Seria o isolamento total e irrestrito a melhor opção? Os óbitos agora são todos por COVID-19: não apresentam a diferença de morrer por causa do COVID-19 ou morrer com o COVID-19…
Sem contar que as vacinas que conhecemos levaram quatro anos para ficarem prontas (a que levou menos tempo até agora). As opções que estão sendo apresentadas não são exatamente iguais, usam outra tecnologia (RNA) e seria no mínimo estranho comparar esta solução técnica com as vacinas tradicionais. Sentido aranha novamente acionado!


Pai do Victor de 23 anos.
… e, apesar da escolha parecer simples (uma ou outra), na cabeça da população permanece a dificuldade de “escolher”… por que será? Vejo nessa dúvida algo de positivo: uma parcela, ainda que pequena do povo estudando e buscando informações para assuntos que dizem respeito à sua vida e saúde, antes que as decisões partam de quem só está mesmo interessado em quantos dólares entrarão para o seu bolso (ou cueca).
Sempre lúcidas e ponderas suas considerações 👏🏼👏🏼👏🏼
Obrigado pelas palavras carinhosas Marília! E pensar que as brincadeiras sobre “cuecão de couro” para o pessoal das Harleys seria tão inocente quanto a realidade dos que usam a cueca não exatamente como roupa íntima…